Complexo Solar de Ouarzazate em Marrocos

sener_noor

O Complexo Solar de Ouarzazate está sendo desenvolvido a 10 km a nordeste da cidade de Ouarzazate. A primeira fase do projeto envolveu a construção de uma usina de energia solar concentrada (CSP) de 160MW chamada Noor I, enquanto a fase dois envolve a construção da usina Noor II CSP de 200MW e da usina Noor III CSP de 150MW e a terceira fase envolverá a construção da planta Noor IV CSP.

As obras de construção da primeira fase começaram em agosto de 2013 e Noor I foi oficialmente inaugurado em fevereiro de 2016. A Noor II e Noor III estão programadas para iniciar as operações comerciais em 2017 e 2018, respectivamente.

 

Benefícios do Complexo Solar Noor Ouarzazate

O projeto faz parte do Programa Marroquino de Energia Solar (NOOR), que visa desenvolver cinco complexos solares com uma capacidade combinada de aproximadamente 2 GW até 2020 para atender às demandas de energia do país, que depende de 95% das importações de energia elétrica.

A planta de Noor I CSP deverá compensar 240.000 toneladas por ano de emissões de CO² e gerar aproximadamente 1.000 trabalhos de construção e 60 empregos permanentes durante a fase de operações e manutenção. As usinas Noor II e Noor III combinadas ajudarão a compensar 533.000 toneladas de emissões de CO² por ano.

 

Financiamento do complexo solar marroquino

O encerramento financeiro da primeira fase foi anunciado em Junho de 2013, enquanto que a fase dois atingiu o encerramento financeiro em Maio de 2015.

O investimento global para a fase 1 foi estimado em € 500 milhões. Está sendo financiado exclusivamente pelo Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Estima-se que o investimento total para a Fase 2 chegue a € 1,8 bilhões, que está sendo financiado por meio de 80% de dívida e 20% de capital próprio. O mecanismo de dívida é totalmente fornecido pela Masen (Empresa marroquina de direito privado com capital público) com fundos obtidos do BAD, da Agence Française de Développement, do Clean Technology Fund, da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento, do Kreditanstalt für Wiederaufbau e do Banco Mundial.

AZZ_4242

POWER-TECHNOLOGY. Disponível em: http://www.power-technology.com/projects/noor-ouarzazate-solar-complex ; Acesso: 8 Maio 2017.

 

 

 

 

Deixe um comentário